Como conversar com um colega de trabalho que está em um dia ruim

Como conversar com um colega de trabalho que está passando por um dia ruim. Confira o que dizer e o que não dizer.

Às vezes você tem um colega de trabalho que você percebe que ele não está no seu melhor dia. Pode ser que ele está com aquela cara desanimadora, “bufando”, ou simplesmente reclamando de tudo mesmo.

Aquilo está te consumindo por dentro. Se antes era só ele que estava com problema, agora você não está conseguindo se concentrar e o jeito dele (nesse dia) começou a afetar você.

Você está ficando nervoso… começa a se questionar se o que o seu colega está sentindo pode piorar ou se vai passar logo.

como-conversar-com-um-colega-de-trabalho.jpg

Nessa situação, para evitar que as coisas piorem, o melhor a fazer é você conversar com ele. Você vai ter que explorar o seu “lado psicólogo’.

Fazer com que seu colega passe por essa “bad” (pior) pode ser a melhor maneira das coisas voltarem ao “normal”.

Em uma conversa com o que colega, e quase que em uma reunião de “brainstorm”, você precisa fazer ele refletir sobre 3 pontos:

  1. Como ele se sente

  2. O que ele precisa

  3. E o que está a disposição dele

Você precisa manter o ritmo da conversa em um tom: “são coisas da vida”. O fato de você do seu colega ter consciência de que coisas ruins acontecem fará diminuir os efeitos negativos e sintomas depressivos que ele está passando. É o que chamamos de “aceitação experiencial”.

Sabendo disso, para que a conversa flua neste sentido, e ao final o seu colega se sinta melhor, use frases como:

  • "Parece que isso está mexendo muito com você. Me fala mais o que está rolando...”

  • “Você parece muito preocupado. O que mais te incomoda?”

  • “Parece que você ainda está com isso na cabeça. O que você precisa para seguir em frente?”

Eu sei que você quer que o seu colega pare de pensar no problema para você conseguir voltar a trabalhar, mas usar frases “pare de pensar nisso”, “você tem que superar” não vai ajudar aqui.

Ouvir o seu colega, fazendo perguntas que o faça pensar melhor sobre o problema, o ajudará a encontrar uma solução — que pode ser simplesmente “deixar rolar“.


Fonte

Adaptado de: How to Talk with a Coworker Who’s Having a Tough Time. Disponível em <hbr.org/2019/04/how-to-talk-with-a-coworker-whos-having-a-tough-time?utm_source=angelopublio&utm_medium=website>. Acessado em: 2 abr 2019.

Let it be: Accepting negative emotional experiences predicts decreased negative affect and depressive symptoms. Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3045747/>. Acesso em: 2 abr 2019.

EngajamentoAngelo Públio