Você já deve ter visto um domínio encurtado, mas não deve está ligando o nome à pessoa. Três exemplos são: goo.gl (Google), fb.me (Facebook) e glo.bo (Rede Globo). Os domínios curtos, combinando o nome do domínio e sua extensão (após o "."), reduzem a quantidade de caracteres e criam uma relação semântica da URL com a marca. Existem também outros benefícios que vamos mencionar para você ao longo do texto.

Veja neste artigo como você criar um "short domain" (é assim que os gringos falam) da sua marca e como configurá-lo para uso.

Qual o benefício de usar um encurtador de URL?

Qual o benefício de usar um encurtador de URL?

Na internet, você pode utilizar sites como o goo.gl e o bitly.com que são ferramentas do tipo "encurtador de URL" (em inglês, "url shortener").

Confira abaixo estão algumas vantagens de uso dessas ferramentas:

Qual vantagem de usar meu próprio domínio encurtado?

Quando você escolhe ter o próprio domínio encurtado da sua marca, assim como o http://glo.bo da Rede Globo, você contará com uma ótima estratégia para trabalhar o seu branding, aumentando a exposição da sua marca pela semântica do domínio encurtado e sua marca.

Não necessariamente os links que você encurtar com o seu próprio domínio precisam ser apontados para o seu site. Se você faz uma curadoria compartilhando conteúdos interessantes nas suas redes sociais, todos os links compartilhados podem "carregar" sua marca na URL.

Como escolher um domínio curto para sua marca?

Sabe o exemplo do domínio "glo.bo"? A Rede Globo conseguiu esse domínio, pois combinou a palavra "glo" com o registro de um domínio ".bo" que se refere a Bolívia. Outro exemplo é o domínio encurtado "nyti.ms" do jornal New Yourk Times, que utiliza ".ms" referente a Montserrat, um pequeno território britânico no Caribe.

Para escolher o seu nome, indicamos o site iwantmyname. Ele tem a vantagem de realizar a busca de sua marca em mais de 400 possibilidades de extensão de domínio, indicando por domínio qual está ou não disponível.

Página inicial do iwantmyname

Uma dica é você realizar a busca pelo o nome de sua marca excluindo as últimas 2 letras. Por exemplo, para uma marca que chama "minhamarca", pesquise por "minhamar".

iwantmyname - Exemplo de pesquisa por minhamar

Depois ele vai buscar as variações:

iwantmyname - Resultado da pesquisa por minhamar

Basta você clicar em um dos domínios com o emoticon verde e realizar a compra do seu domínio pelo o site.

Abaixo está uma busca com o termo "glo" para você ver como aparece quando o domínio não está mais disponível.

iwantmyname - Resultado da pesquisa por glo

DICA: Nem sempre você vai encontrar uma extensão de domínio que coincida com as 2 letras finais de sua marca. Então, você precisará se adaptar.

Quando pensamos em criar um domínio reduzido para "angelo", pesquisamos um por "ange", não existindo uma extensão para ".lo". Neste caso, optamos pela extensão ".io"( letra "i" + "o"), que visualmente a letra "i" se aproxima da letra "L" em minúsculo. O resultado foi o domínio encurtado http://ange.io.

Como configurar o seu novo domínio gerar as URLs encurtadas

Para utilizar o seu novo domínio, você pode utilizar o Bitly, que oferece esse serviço grátis. Não é ótimo!?

Acesse Bitly e clique em "SIGN UP" (“assinar”). Você pode criar uma conta com seu e-mail ou fazer o login do Facebook ou Twitter.

Mesmo que você faça o cadastro usando uma rede social, você precisará informar um endereço de e-mail. Após o cadastro, será enviado um e-mail para você valida-lo.

bitly - Clique em sign up para realizar o seu cadastro

Depois que você realizar o cadastro/login, clique na setinha ao lado do seu login e depois clique em "Settings".

Bitly - Clique na seta ao lado de seu login e escolha a opção Settings

Na página de settings, você vai escolher: "Activate a Branded Short Domain for personal use".

Se você ainda não tiver clicado no link de confirmação de cadastro enviado para o seu e-mail, você visualizará uma mensagem de alerta "Account Email Address Must be Verified before adding or updating a Branded Short Domain".

Bitly - Clique no link indicado para vincular o seu novo domínio curto à sua conta

Na próxima tela, você adicionará o domínio que você comprou no iwantmydomain e clicar em "Add". No exemplo estamos considerando que o domínio seja "minhamar.ca".

Bitly - Adicione o domínio que você deseja configurar

Ao adicionar o domínio, você receberá as instruções com a configuração de DNS do tipo "A" indicando qual é o endereço IP que você deverá utilizar no seu painel de domínios do iwantmyname.

Bitly - Copie o endereço de IP e cole no iwantmyname

Abra uma nova janela do seu navegador e acesse o iwantmyname. Faça o seu login, clique em "Domains" (domínios). Na página dos seus domínios estará disponível o endereço que você comprou previamente. Clique sobre o domínio, que no exemplo abaixo é "minhamar.ca".

iwantmyname - Clique no link do domínio que deseja configurar no Bitly

Na próxima tela, clique em "manage DNS records".

iwantmyname - Clique em Manage DNS records

Você deverá adicionar o endereço IP indicado pelo iwantmyname no campo "Value" e clicar no botão "Add".

iwantmyname - Cole o endereço IP copiado da página de configuração do Bitly e clique em Add

Depois que você adicionar, você deverá clicar em "Save DNS Settings"

iwantmyname - Clique em Save DNS Setting

Agora é hora de voltar para a janela do seu navegador que estava com a configuração Bitly e clicar no botão "Verify" para que confirme que a configuração feita foi realizada com sucesso.

Bitly - Verifique as configurações feitas no iwantmyname

Se você tiver feito tudo certo, você visualizará a imagem abaixo confirmando sua configuração. Clique em "Return to Settings" para voltar para as configurações.

bitly - Página de confirmação indicando que seu domínio foi configurado com sucesso

Você visualizará no checkbox o seu novo domínio configurado.

Bitly - Seu domínio encurtado deve estar selecionado

Prontinho! Agora é só escolher a URL que você deseja encurtar, copiar e colar sua URL no Bitly para que seja encurtado utilizando o seu domínio.

bitly - Cole no Bitly o link que você deseja encutar

Acompanhe os resultados

Quando você já tiver compartilhado, através do menu "Stats", você poderá verificar seus relatórios estatísticos e descobrir quais conteúdos geraram mais engajamento.

Bitly - Clique em stats para visualizar as estatísticas dos cliques em seus links

O que você achou desse artigo? Já pesquisou seu domínio curto para a sua marca? Fique à vontade para participar com seu comentário. Até a próxima!