Adaptabilidade é o seu comportamento de reagir ao desconhecido. O que você sabe é menos importante do que a velocidade com o que você pode se adaptar.

Olá, grande líder!

(Não, eu não estou me referindo ao Palmeiras na liderança do Brasileirão 2018! Para quem não sabe, me tornei palmeirense quando me casei – foi condição para casar! O que a gente não faz por amor.)

Quero compartilhar com você o discurso de 21 de novembro de 1963 do Presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, no Centro de Saúde Médica Espacial.

Naquela ocasião, o Presidente destacava aos presentes que a busca de conhecimento e avanços tecnológicos para garantir a saúde e Integridade física dos astronautas contribuiriam também para a melhoria da saúde dos cidadãos americanos como um todo. 

Por exemplo, de acordo com o Presidente, um instrumento para gravar automaticamente os efeitos da aceleração nos olhos dos astronautas também beneficiária pequenas crianças com problemas de visão que não conseguem descrever os sintomas.

Se para enfrentar o desconhecido é preciso preparar-se, este aprendizado e adaptação colabora também nas situações atuais.

O Presidente, no seu discurso, conta uma passagem da história do autor irlandês Frank O'Connor relatada em um de seus livros. Quando Frank e seus amigos encontraram uma parede de pomar muito alta enquanto atravessavam um campo, eles jogavam os seus chapéus por cima do muro. Assim, a única opção deles foi ter que encontrar meios para seguir em frente.

Para o Presidente, a nação americana jogou seus chapéus por cima do muro do espaço e a única escolha era seguir em frente. Eles estavam criando as oportunidades para enfrentarem e vencerem o desconhecido.

No livro “The CEO Next Door”, de Elena Botelho e Kim Powell, as autoras comentam que perguntaram a um oficial senior da Navy SEALs – Forças de Operações Especiais da Marinha dos Estados Unidos – o que diferenciava um excelente de um bom líder SEAL. 

As autoras contam que imaginavam ouvir “bravura, resistência, ou extrema confiança”, mas a resposta do oficial foi completamente diferente: “humildade”. Para o oficial, a humildade permite ao líder reconhecer o que ele terá que enfrentar e preparar-se para o desconhecido.

A humildade permite que os líderes entendam que eles não têm tudo planejado e que ‘o que eles sabem’ é menos importante do que a rapidez com que aprendem e se adaptam. — Elena Botelho e Kim Powell, The CEO Next Door

A humildade é o que garante que você tenha consciência de que você não sabe o suficiente para enfrentar uma situação e buscará compreender a melhor forma de enfrenta-lá. Para isso você tem que adaptar-se à esta nova situação.

Seu trabalho como CEO é transformar a incerteza incansável e interminável que a organização enfrentará em oportunidade e crescimento. — Elena Botelho e Kim Powell, The CEO Next Door

Se você estiver pensando: “Mas Angelo, eu não sou CEO e nem líder, este texto não é para mim”. Eu te digo: É claro que é! Você é o CEO e líder da sua vida e você precisa “tomar as rédeas” das situações que você tem que se adaptar diariamente e encontrar meios de pular os muros que aparecem na sua frente.

As autoras comentam que um CEO trabalha sobre pressão e ambiente de mudanças. Se o CEO está se sentindo em uma situação de conforto, algo está errado e provavelmente ele não está se adaptando na velocidade que ele precisa para levar a sua empresa ao sucesso.

Por isso, faça com que as dificuldades (muros) sejam vencidas e desenvolva a sua adaptabilidade (capacidade de adaptação). O que te espera do outro lado é muito melhor. Adapte-se!

Tenha humildade e uma semana incrível!

Um abraço,

Angelo