20 Ferramentas para turbinar seu Marketing Digital

20 Ferramentas para turbinar seu Marketing Digital

Quer que sua empresa cresça? Veja as ferramentas que separamos para você.

Utilizar novas técnicas e ferramentas de marketing é sempre uma boa ideia. Afinal, como disse Albert Einstein: “Insanidade é fazer a mesma coisa sempre e esperar resultados diferentes”. Para isso, elaborei uma lista com vinte ferramentas que podem turbinar o crescimento de qualquer empresa.

1. MailChimp: Email Marketing

Você ainda é daqueles que compra lista de emails? Isso nunca foi tão ultrapassado como agora. Isso porque todas as pessoas, incluindo eu e você, odeiam spam. E comprar uma lista de emails é um spam, já que você envia um email para alguém que não deseja receber esse email.

Pense o seguinte: você gosta quando um vendedor te liga sem sua autorização? Ou bate na porta da sua casa sem você pedir? Então por que você ainda compra lista de emails? A melhor estratégia é construir sua própria lista de emails e o MailChimp é uma das melhores ferramentas para isso.

Você pode começar com um plano gratuito para captar e enviar emails e depois passar para um plano de 10 dólares por mês com a possibilidade de configurar emails automáticos. E o melhor é que somente usando sua cabeça você pode segmentar seus clientes pelas suas ações e enviar emails personalizados.

2. WordPress: Plataforma de Blogs

Você ainda não tem um blog? Sabia que 63% das pessoas confiam nas informações de blogs antes de comprar algo?

Um blog além de ser uma das melhores formas de captar clientes é também uma das maneiras mais fáceis de subir a posição de seu site na busca do Google. E quem não quer estar lá na frente na busca do Google sem pagar nada não é?

O WordPress é a ferramenta mais tradicional dessa área. Apesar de não ser a coisa mais simples do mundo de mexer, assim que pegar o jeito você verá o quão fácil é. Tudo é personalizado e você pode integrá-lo com a maioria das ferramentas que estão nessa lista.

Obs: Apesar do WordPress ser gratuito, você precisará hospedá-lo em um servidor.

3. LeadPages: Landing Pages

Hoje no marketing digital tudo se resume em captar o visitante e transformá-lo em cliente. A melhor maneira de fazer isso é através de uma landing page. Nessa ferramenta você específica que tem o intuito único de captar o email, telefone e o que você mais quiser em apenas uma página, sem distrações. Você pode oferecer um curso gratuito, um ebook, uma palestra, colocar um vídeo.

E uma das melhores ferramentas para isso é a LeadPages. Por 79 dólares por mês você pode criar um número infinito de páginas com um número infinito de visitantes, e não precisa ser nenhum especialista em programação.

4. Giveaways by KingSumo: Realização de Sorteios

Uma das melhores formas de viralizar sua campanha nas redes sociais é através de sorteios. Você cria um sorteio de algo bem interessante, as pessoas marcam ou convidam amigos e pronto, o sorteio decola. Dessa forma você pode alcançar milhares de pessoas com bem pouco dinheiro. E o KingSumo faz isso.

5. Contact Form by SumoMe: Captação de Emails em Blogs

Nem sempre as pessoas entram em seu blog ou site através de uma landing page. Além disso, para captar o email de um visitante é preciso aparecer muitas vezes, pois a maioria das pessoas nem se dá conta de que você está pedindo o email dela.

Por esse motivo o Contact Form da SumoMe é uma excelente ferramenta. Bem fácil de instalar e gratuito, você configura onde você gostaria de captar email, personaliza o texto e cores e até quantas vezes esse formulário aparecesse.

6. BuzzSumo: Encontrar Sites e Pessoas Influentes

Você já leu o livro do Malcom Gladwell, “Ponto de Ruptura”? Ele fala como pequenas coisas têm grande influência no resultado. Algo como o efeito borboleta. Bom, pessoas ou sites influentes possuem o mesmo efeito. Às vezes é melhor gastar seu tempo contatando 150 pessoas influentes do que contatar 15 mil pessoas desconhecidas, pois o resultado será o mesmo em menor tempo e com menor custo.

O Buzzsumo faz isso. Se você quer saber qual o conteúdo e site mais compartilhado em um determinado assunto, basta digitar lá na busca. Isso ajuda a descobrir, por exemplo, qual site que traria um resultado melhor para o assunto que você trabalha. E mais, você ainda descobre quem foram as pessoas com o maior número de seguidores que compartilharam esse conteúdo, assim você pode fazer uma parceria com o site e com quem compartilhou o artigo.

O plano mais barato do Buzzsumo custa 99 dólares por mês.

7. Followerwonk: Encontrar influenciadores no twitter

O Followerwonk faz algo parecido com o Buzzsumo, mas exclusivamente no Twitter e gratuitamente. Ou seja, você digita uma determinada palavra e consegue saber quais os perfis de Twitter com o maior número de seguidores naquela palavra determinada. A ferramenta faz uma busca no perfil de cada usuário e traz todos que possuem essa palavra na ordem de maior número de seguidores. Eu fiz isso quando divulguei o Campeonato Brasileiro de Marketing Digital, um ranking de marketing entre os clubes de futebol brasileiro.

8. MozBar: Análise de SEO

Para um site estar bem posicionado na busca do Google ele precisa estar bem otimizado. Para saber se o seu site está bem otimizado ou para analisar seus concorrentes, basta utilizar o MozBar. Essa é uma ferramenta que você instala no Google Chrome e pode analisar qualquer site na internet, podendo descobrir como o Google enxerga seu site, quais palavras ele encontra e o que seus concorrentes estão utilizando.

O uso dessa ferramenta é gratuito.

9. SemRush: Análise de Palavras-Chave

Um problema que encontro frequentemente entre meus clientes é que eles dizem que já estão na primeira página do Google. Mas aí que está o maior erro: não adianta estar na primeira página do Google para uma palavra que possui apenas 10 buscas por mês (que é o que acontece normalmente).

Um exemplo é se eu procurar meu nome, Rafael Neaime. Legal, ocupo as 10 primeiras posições para meu nome no Google, mas quantas pessoas digitam meu nome no Google? Essa que é a questão.

O SemRush analisa quais são as palavras que você está sendo encontrado e melhor, quais são seus concorrentes e quais palavras eles usam, além de te mostrar uma porção de coisas bem interessantes como o número de palavras que você e seu concorrente estão rankeados ou quanto seu concorrente gasta em Adwords por mês.

O valor mensal do SemRush é de 69,95 dólares.

10. Canva: Criação de Imagens

Uma imagem vale mais do que mil palavras, certo? Sim! No entanto, nem sempre podemos contratar um designer para criar uma imagem para nós. O Canva é a ferramenta ideal para quem não entende bulhufas de design, mas ainda precisa criar algumas imagens simples para as redes sociais como aquelas onde se coloca uma imagem e uma frase.

O Canva é totalmente gratuito, mas existe a possibilidade de comprar imagens por apenas 1 dólar.

11. BufferApp: Compartilhamento de Conteúdo

Não tem nada mais chato do que ficar criando conteúdo para entreter seus seguidores nas redes sociais. Não que eu seja contra as redes sociais, mas o resultado para a empresa costuma ser muito baixo. Se o resultado é baixo significa que você pode parar de postar? Não necessariamente. Abandonar a rede social também é ruim, pois traz uma imagem ruim para seu negócio. É aí que surge o BufferApp.

O BufferApp é um aplicativo instalado no Google Chrome onde é possível pegar conteúdo interessante na internet (como esse hehe) e publicar em uma ou mais redes sociais. Ou seja, você instala o app, configura as redes sociais de sua empresa e pronto. Toda manhã quando você estiver lendo as notícias você pode apertar o botão do buffer e publicar em todas as redes sociais. Além de ter um plano gratuito, ele permite agendar as publicações para os melhores horários.

Outra vantagem que não falei é que o Facebook, por exemplo, dá preferência para páginas que publicam muitos conteúdos. Quanto mais conteúdos uma página publica, melhor. Com essa ferramenta você pode fazer isso facilmente. Só não exagere, pois isso também prejudica sua posição.

12. Facebook Ads: Anúncios

Muitas vezes não há como escapar do velho e bom anúncio. Para promover uma landing page então nem se fala. O Facebook Ads é bom para isso. Não vale a pena utilizar para promover publicações, mas promover landing pages e também a própria página é sempre bom.

Ele é bom para promover landing pages, pois as pessoas clicam no anúncio e em seguida cadastram o email, ou seja, você capta o contato da pessoa. E para promover a própria página é importante, pois o número de curtidas em uma página pode influenciar psicologicamente seus clientes.

Os valores de anúncio variam entre 5 dólares e o infinito. Mas com 20 dólares por mês você já consegue ver algum resultado.

13. Google Plus: Busca local e avaliações

Você nunca deve deixar o Google de lado, para nada. E se você tiver um negócio que depende de um local físico, como uma bar ou restaurante, ele é ainda mais importante.

Como falei no item anterior, outras pessoas tem um fator psicológico importante em cima de nossas decisões, seja pelo número de pessoas utilizando um determinado produto ou serviço ou seja por depoimentos. O Google Plus permite que seus clientes avaliem seus negócios, e isso influencia a decisão de outros possíveis clientes, já que, ao pesquisar no Google essas avaliações estarão disponíveis para todos.

14. Google Adwords: Links Patrocinados

Nunca devemos nos esquecer do velho e bom Adwords. Apesar de apenas 10% das pessoas que fazem uma busca clicarem nos anúncios, ainda sim é importante ter nem que seja um pequeno orçamento lá. E você nem precisa contratar uma agência pra fazer isso porque existe um telefone que o Google disponibiliza onde te ensinam a configurar uma campanha.

15. Google Remarketing: Instalar Cookies

Você já percebeu que muitas vezes quando você faz uma busca em um determinado site você começa a ver a propaganda desse site em outros sites? Isso se chama Remarketing. Para que isso aconteça você deve utilizar o Google Analytics, que instala um negócio chamado “cookie” em seu browser que passa a monitorar sua atividade. Aí quando você visita outro site a propaganda aparece.

16. Google Adsense: Anunciantes

O Google Adsense é a ferramenta utilizada para compilar esses cookies em forma de anúncios. Você pega a lista de cookies que você captou no Google Adwords e anuncia no Google Adsense. Você pode fazer a mesma coisa com a lista de emails que você captou no MailChimp e publicar tanto no Google Adsense como no Facebook Ads. Assim você poderá anunciar diretamente para as pessoas que visitaram seu site.

17. Google Hangouts: Palestras Online

Oferecer palestras online é uma boa forma de captar contatos de possíveis clientes. Você cria uma landing page oferecendo a palestra e capta os emails na hora da inscrição. A palestra pode tratar de qualquer assunto que ajude seus clientes com algo e que tenha relação com aquilo que você vende.

A melhor ferramenta para isso é o Google Hangouts, que permite adicionar milhares de pessoas a uma mesma conversa.

18. Affiliate Manager: Programa de Afiliados

Se você deseja construir uma rede de sites que vendem para você essa é uma das melhores soluções. A rede de afiliados é uma rede de sites que recebem uma comissão por cada produto ou serviço vendido em seu site. Ou seja, uma pessoa visita um site que é afiliado ao seu, clica no anúncio, vai para seu site e compra. Você pode vender muito fazendo isso, mas infelizmente não funciona com todos os tipos de produtos ou serviços.

A Affiliate Manager é um dos principais softwares no mundo para criar o seu próprio programa.

19. Sidekick: Informações sobre Emails Enviados

Vendedor eficiente é aquele que advinha o pensamento do cliente em potencial. Saber o que o cliente pensa não te dá uma venda garantida, mas ajuda na hora de entender o que ele quer e oferecer a melhor opção. Bom, hoje ainda não existe uma ferramenta que faz isso, mas existe uma que diz quando uma pessoa abriu o email que você enviou. Essa ferramenta se chama Sidekick.

Com esse app para Chrome você pode saber quem abriu o email, quando, quantas vezes, e se ele enviou para outras pessoas dentro da empresa. Uma vantagem é saber se o cliente recebeu, se está espalhando a notícia dentro da empresa e se ele esqueceu de abrir ou não está interessado naquilo que você oferece.

É praticamente um espião gratuito para até 200 acompanhamentos de emails por mês.

20. Perfect Audience: Gerenciamento de Remarketing

Outra ferramenta muito interessante é o Perfect Audience. Apesar de também atuar com remarketing como o Google Adwords e o Facebook Ads, esse software consegue gerenciar as duas ferramentas e mais outras, como o twitter. Ou seja, basta você inserir um código deles em seu site e você poderá criar campanhas de remarketing em todas as ferramentas, gerenciando de um só lugar. Para utilizar é necessário inserir créditos que são utilizados nos anúncios e não existe mensalidade.

Conclusão

Agora que você tem todas essas ferramentas em mãos fica mais fácil elaborar sua próxima campanha de marketing sem gastar muito. Mãos à obra!

Sobre Rafael Neaime

Rafael Neaime é fundador da Biziil.com, consultoria de inbound marketing e growth hacking especialista em crescimento de empresas. Criador da metodologia FatorMultiplicador.

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